A briga por trás das liminares
Não é só no Brasil que o Google enfrenta dificuldades para não liberar os dados de seus usuários. Nos EUA a empresa tem problemas parecidos. Mas muitas vezes nos escutamos ou lemos algo respeito, sem realmente ter noção do que ocorre, do que e de quanto esta em jogo.
Existe uma trilogia muito divertida de se ler chamada “Era da informação: economia, sociedade e cultura”(MANUEL CASTELLS). Uma das coisas que o cara defende muito bem e que não é nenhuma novidade é que informação é poder. Informação é justamente o que o Google tem. Seus bancos de dados têm o que eu, você, nossos parentes, amigos e milhões de pessoas no mundo buscam e fazem na rede.
O orkut é apenas uma dessas ferramentas de colher dados e serve sobretudo aqui no Brasil. Pois é meu caro... É comum deixarmos o orkut logado com outras paginas abertas. Se você esta logado no orkut seu histórico de navegação é salvo. Você pode consultar essas informações (eu não me lembro bem aonde é, mas você vai a configurações, fuce bastante que consegue achar) e sem duvida nenhuma o pessoal do Google também.
Imaginou? As caras têm tudo o que os 31.727.243 de usuários (em 17/09/2006) fazem na rede. Informação altamente cobiçada. A policia federal quer esses dados, o ministério publico, o governo e todo mundo que vende alguma coisa pela rede. Setembro foi um mês agitado aqui no Brasil em relação a essa tal liberação dos dados, multas, liminares, etc
Mas assim como nos EUA a empresa vai driblando as ordens judiciais, enquanto garante que o sigilo dos usuários será mantido e vai criando alternativas de coexistência com o que as instituições pedem.
Enfim, o viciados de plantão podem ficar tranqüilos sobre uma coisa, se depender do Google, o Orkut não vai fechar, já o ministério publico quer o contrário
Nenhum comentário:
Postar um comentário