sexta-feira, março 02, 2007

A campanha contra a tv na web
Ainda antes do carnaval, eu estava assistindo uma reportagem no jornal da globo que tratava de uma declaração de engenheiros do google, sobre a Internet não ter infra estrutura para suportar TV. Nada mais propicio para quem tem medo de perder sua preciosa audiência para a web. Saiu em todos os principais jornais televisivos. Por que será?
A competição entre as operadoras de TV a cabo e as de telefonia motivou a oferta de serviços com maiores velocidades e resultou em uma queda de preço média de 8%, especialmente nos planos de velocidades superiores. Isso sem falar naqueles pacotes do tipo “oi conta total”. Os números atuais são de 5,7 milhões conexões residenciais. Crescimento de 40,1% em relação a 2005.
As bandeiras tecnológicas principais se dividem em 78,2% Xdsl e 17,8% na conexão a cabo, uma alta de 3% em relação a 2005, fruto dos esforços das operadoras de TV a cabo. O radio ficou com 4% e por satélite com 0,4%
Com tanta banda, a demanda por vídeo aumenta ou a banda aumenta pela demanda de vídeo, eis a questão...
O discreto(?) movimento das tvs contra a TV na Web tem suas explicações. A luta contra as teles, que veio descaradamente à tona com a escolha do padrão de tv digital. Para defender seus interesses as IPTV´s criaram a ABRAWEBTV, associação das Web Tv´s. Interesses justificados pelos números: 60,2 milhões de page views por mês e equivalente a 8% do movimento de um grande portal como o UOL. A campanha Emissoras x Teles recomeça, sobretudo, porque as teles começam a lançar suas Web Tvs e os pacotes fourplay.
O movimento de algumas emissoras de tv lembra o comportamento das gravadoras de musica contra o mp3, na resistência de não mudar o modelo de negócios. Não é o caso da Globo, que leva o seu Globo Vídeos muito bem. Vai ser uma briga feia e ninguém é mocinho nesse tiroteio

2 comentários:

EddieVender disse...

Acho que num presente bem próximo, o computador vai reunir tudo: TV, CD, DVD e o que for. abraço, véi

Anônimo disse...

É isso ai, ta bem escrito, e o tópico é quente.