Jogos on-line para celular
Uma coisa que somos fortes em Pernambuco (e isso se reflete em alguns outros estados), é o desenvolvimento de jogos para celulares. E competentes nos somos. Tanto que a Jynx e a Meantime ganharam altos prêmios pelo Brasil. Mas isso não é novidade.
Atualmente. No mundo dos games, o celular esta em segundo plano. A onda atual são os tais Games virtuais(Second Live e World of Warcraft, por exemplo), que em 2011 devem passar dos 10 milhões de assinantes, isso sem contar os jogos on-line não pagos, como um divertido de nome The Duel
Se esse número de 10 milhões se realizar, significa uma receita de U$$ 1,5 bi, parte desse bolo bem poderia desembarcar em nossas empresas (não só PE, mas Brasil). A aposta é que a próxima fase para os jogos de celular seja de multi-usuários. Não apenas com redes bluetooth (que segundo alguns amigos que participaram de projetos de games é extremamente difícil de implementar) mas sim redes gprs, edge e wcmda.
A velocidade real dessas redes não ajuda muito, mas com o aumento da demanda elas vão melhorando. O desafio para o desenvolvedores esta em produzir jogos bons e que não exijam tanto de suas interconexões
A assinatura desses jogos on-line ainda representa 87% dos ganhos do setor, mas a venda de itens virtuais e a presença de anúncios também se destacaram como fontes de receita do segmento, o que pode ser um incentivo para operadoras investirem nesse mercado.
Outro desafio é que ainda não existe tanto mercado para isso em celular e no PC fica complicado competir com as marcas existentes. Vamos ver em o que vai dar...
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