segunda-feira, julho 16, 2007

O conceito por trás dos produtos

Quando vemos um produto muito revolucionário sendo lançado, às vezes não nos damos conta que a revolução esta no conceito por trás de tudo o que ele oferece. O exemplo mais recente é o Iphone, cheio de inovações na interação com o usuário, diferente dos celulares atuais. Essas idéias sobre como deve ser um celular estão sendo levadas muito a serio pelos fabricantes. Como já foi dito antes, existirão um monte de aparelhos similares nos próximos seis meses no mercado, melhores, inclusive, que o original.

Coisa parecida é o Windows (ou MAC-OS, seja lá quem roubou a idéia de quem). Fácil de usar e com varias janelas amigáveis para quem senta na cadeira. O seu conceito se mantém ate hoje, quase 20 versões depois e com todos os sistemas operacionais gráficos existentes utilizando janelas e menus. Esse conceito parece que vai se manter por algum tempo, resta saber quanto. Um novo conceito interessante é o Microsoft Surface, que promete aposentar a idéia atual que nos temos de hardware para o computador pessoal, notebook ou desktop.

Mas o fato é saber que o que importa realmente é o conceito por trás de cada produto, se ele realmente for revolucionário, pronto para seu tempo, acessível e com o marketing e financiamentos adequados, seus criadores vão se dar muito bem e ganhar os royalties dos que vierem depois, mesmo esses sendo melhores. Caso não, a empresa vai ter muito mais trabalho para desenvolver um produto e competir com o oceano de equivalentes.

Leia mais
De onde veio o Microsoft Surface | Meio Bit
A notícia mais legal do iPhone
Piratas do Vale do Silício

Nenhum comentário: