quinta-feira, setembro 11, 2008

O adeus ao Som Barato III: Uma lastima por Flavia

O que era doce, acabou-se. A massa desandou e o biscoito murchou. Deletaram o sombarato, e, com ele, foram embora cerca de dois mil e quatrocentos discos. Alguns raros, outros nem tanto, vários fora de catálogo, muitos bons, outros duvidosos. Não adianta mais reclamar, chorar o leite derramado. Acabou-se, já era.

O blog não era só um espaço ‘pirata’, era um mecanismo de divulgação legitimado pela classe. Artistas procuravam o blog com o intuito de terem seus trabalhos divulgados, teve até quem lançasse o som através do blog, vejam só... Ali, pessoas que entendem que a boa música deve ser preservada e perpetuada encontravam abrigo. Paixões reacenderam, amores nasceram, tudo num lindo caso de cumplicidade e companheirismo entre o público e a música, que, injustamente, saiu prejudicada.

Mas, o que fazer agora? Quem irá nos salvar das mulheres-frutas? Dos réus? De toda a patacoada que insiste em inunda nossa tão amada música brasileira.... ó céus, ó vida!

Àqueles que insistem em nadar contra a corrente da democratização e livre distribuição de conteúdo, só lamento. Lamento a falta de visão, a estupidez infantil... lamento tanta coisa, principalmente a ingenuidade de acharem que é assim, deletando e denunciando ferramentas como o sombarato, que eles irão avançar algum passo. Meus caros, a internet chegou há décadas e vocês ainda não acordaram. Levantem, abram seus olhos e admirem um novo mundo de vastas possibilidades. Ao invés de lutar contra seus inimigos, aliem-se a eles, forjem parcerias, criem soluções que sejam benéficas para todos. Se vocês deletam um aqui, outros dez são criados acolá. É uma erva-daninha que não tem veneno contra. É como uma fogueira ao vento, quando mais se sopra, mais força ela ganha.

Que este fato sirva não somente de estímulo para que os mantenedores do blog criem outro, outros, milhares... mas que ele desperte uma discussão rica e urgente. Que este debate seja levado aos quatro cantos. Afinal, democratizar é o que?

Meus pêsames a todos os órfãos do nosso querido e saudoso sombarato.

fonte: http://seinaomaga.blogspot.com/

Nenhum comentário: