sexta-feira, setembro 17, 2010



Você sabe o que é Design Thinking?

O e-mail que eu recebi da ProNews tinha mesmo titulo com um pequenom texto no corpo da mensagem, explicando o porquê da questão e requisitando a ajuda dos que recebem a newsletter da revista para o desenvolvimento da reportagem.


O que me chamou atenção foi que eu ganhei um livro ontem a respeito. Mas vamos por partes

Lá no Vale do Silício, existe uma empresa chamada D. Shcool (na Universidade de Stanford-CA). Eles que inventaram conceito Design Thinking, que em linhas gerais, pode ser descrito como uma disciplina que utiliza a sensibilidade do designer e os métodos (promoções, fóruns, etc.) para atender às necessidades das pessoas com aquilo que é estrategica e tecnologicamente viáveis, transformadas em valor e oportunidades de mercado.

Dividida em sete fases (definir, pesquisar, idealiza, prototipar, implementar e aprender), a matéria é resultado das muitas décadas de estudo da interação homem - maquina e a viabilidade (tecnologia ou recursos) em cada época.  Os design thinkers fazem observações poderosas na relação espaço – serviços fazem reconhecimento de padrões, criam novas idéias a partir desses segmentos e convertem em oportunidades.

O Google e a Apple fazem muito isso. 

Eles deixam escapar “segredos” ou imagens de um produto “novo”, seja um  um sistema operacional de celular ou um tablet, por exemplo. Então começam a monitorar as especulações em Virtual Settlements (como fóruns de revistas especializadas ou redes sociais).

Com isso, verificam o que o produzir e onde\como\para quem vender.

Os testes de aceitação vão ser mais precisos e o lucro vai ser maior, por que o nicho é explorado. Em outro exemplo, várias fabricas de brinquedos disponibilizam em seus sites ferramentas virtuais para construção de personagens. Os meninos e meninas acessam, fazem um cadastro informando seus dados (traçando os perfis) e deixam à criatividade rolar por pura diversão e as empresas agradecem as idéias. 

Assim como a ProNews também agradece as idéias que irão chegar de seus leitores, inclusive esse que vós (com uma péssima qualidade) escreve, para poder fazer sua matéria da maneira que eles próprios gostariam.

Na verdade, nos podemos considerar que o Design Thinking é sem duvida um uma subdivisão do Crowdsourcing, nesse caso, priorizando a inovação. Esssa por sua vez extraída da massa, que diz que produto quer ter, de novo.   
Veja a reportagem, com participação do autor do blog AQUI

Leia mais,

Nenhum comentário: