segunda-feira, agosto 13, 2007

Mas e ai? Vai melhorar em que?

O grande problema de um profissional de TI, em qualquer uma de suas instancias, é medir e mostrar o retorno do investimento do seu cliente. Seja na implantação de um complexo sistema, seja no upgrade de um computador pessoal.

Isso ocorre por dois motivos principais: A falta de métricas pré-estabelecidas e a idéia que a tecnologia é mágica e vai colocar, sozinha, o negocio para frente.

Essa segunda, é a mais grave. Esta incutido na cabeça das pessoas que adquirindo computadores e sistemas de automação, seus processos vão fluir de maneira linda. Ledo engano: A tecnologia melhora sim a qualidade de vida do seu trabalho, mas apenas como mais um ferramenta do modelo de negocio e não como um setor isolado, como um mago recluso e intocável em sua torre. Já a falta de métricas é um problema da organização (inclusive o fornecedor da TI), que antes da venda da solução, não pensou em como medir o conjunto.

Por exemplo, se eu troco os cinco deskstops da minha micro-empresa por cinco notebooks, quais variáveis eu posso usar para saber qual o retorno dos portáteis? Antes da compra eu tenho que preparar essa avaliação. O meu cliente irá me perguntar e ele quer números, e para baixo. Economia de energia? Satisfação dos funcionários? Será que compensa pelo seu maior custo de manutenção?

A mesma coisa é um sistema de monitoramento de viaturas policiais por satélite. Qual foi o objetivo da sua implantação? Garantir uma melhor distribuição da policia? Diminuir o número de roubo de veículos? Diminuir o tempo de resposta dos chamados? Economizar combustível? Se alguma dessas métricas não estiverem correspondendo a minha satisfação, eu poderei trabalhar em cima desses problemas.

Dessa forma é possível que quando o cliente perguntar “Certo, mas e ai? Isso muda em que em que?” ,nos vamos poder responder de forma que ele entenda, de maneira segura e com exemplos claros.

Apenas concluindo que já foi o tempo de “eita! Olha os caras da informática...”. TI, como um departamento isolado é do tempo dos cartões perfurados e o mago(que não é mago), não pode ser lembrado apenas na hora de matar o Balrog.

Leia mais
Como medir o retorno dos investimentos em TI: algumas ferramentas e técnicas
Mais rápido que uma lesma
Gandalf contra Balrog

3 comentários:

Um blog por acaso disse...

O que é TI!?

Antonio Aureliano disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_da_informa%C3%A7%C3%A3o

Um blog por acaso disse...

Vou ler depois sobre isso! Não é minha área, mas conhecimentos sempre são bem vindos!
Vou sempre á uma passada aqui! Estou voltando agora para esse mundo dos blogs e espero ler bastante coisas legais por aqui!

É um louco aquariano tbem
hahahah

Valeu