O que o mercado quer?
Uma pesquisa recente do Giga Information Group traçou o perfil do gestor de Tecnologia da Informação (TI) que o mercado busca: Estar mais focado ao negocio do que a tecnologia em si. A sinergia com o mundo dos negócios é vital para o desenvolvimento da carreira do profissional.
Parece que finalmente as empresas estão se dando conta que a TI vem como apoio ao processo de trabalho e não como solução. Quando encarado dessa maneira, nada funciona como deveria.
Hoje, o papel do gestor em TI é muito mais amplo. Seja nos EUA, onde foi realizado o estudo ou no resto do mundo, inclusive o nosso brasilzão, que segue as tendências da terra do John Wayne. Por aqui o responsável pela TI deve continuar a par de novas tecnologias, mas mantendo a afinidade desse conhecimento com os negócios da empresa.
O cidadão deve ter os olhos no mundo e filtrar o que pode ser usado por aqui. Não nos é útil qualquer porcaria que se invente lá fora, como muitos fabricantes querem passar. Além disso, o gestor deve ficar atento ao que é desenvolvido nas universidades brasileiras, mesmo que não seja de ponta, como os produtos desenvolvidos no exterior. Recursos parcos também são desafios a serem domados. Como qualidades pessoais contam uma forte rede de contatos, fluência em idiomas (além do inglês é claro!) e visão de negócios.
Leia Mais
Mas e ai? Vai melhorar em que?
Nenhum comentário:
Postar um comentário