quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Sem inspiração para o titulo

Existe um shopping aqui em Recife que fica no centrão da cidade. Ele fica no bairro da Boa Vista e tem o mesmo nome. Os seus freqüentadores são na maioria da classe D e F e justamente por isso que eu estou almoçando por lá umas duas vezes por semana. Já ouviu falar em “Não me seqüestre, sou professor”?

Resume bem a minha situação.

Enfim, os públicos da classe D é que foram beneficiados com a baixa de preço dos computadores, mas muitos ainda não têm um bom acesso a internet em casa, limitados pela abrangência do sinal de “banda larga” nos subúrbios.

Aquela galera com um baixo acesso a cultura, que não seja de massa, e incapaz de explorar as reais possibilidades que a rede oferece.

Enfim, nesse mesmo shopping existe uma loja da Mcdonalds como dois computadores para os clientes que comprarem um determinado tipo de lanche que eu não sei qual é porque só como macchiken, delicioso como só ele.

Nesse dia, estou eu lá jantando o meu muito saudável sanduba e seus acompanhamentos calóricos quando chega uma menina graciosa de seus oito anos para a moça que esta recolhendo as bandejas da mesa.

“Moça, minha mãe ta pedindo para você colocar mais tempo ali no computador”.

Eu achei uma graça e fiquei feliz com a possibilidade de que a menina, com a ajuda da mãe, estava usando aquele dispositivo para a pesquisa de algum trabalho do colégio ou coisa do tipo. O balançar positivo da atendente, cheio da má vontade de quem já viu a mesma cena muitas vezes em muitos outros dias já foi me preparando. E a menina continuou.

“É que só tem dois minutos e minha mãe ta fazendo um orkut e leva mais que dois minutos ne?”

Retorno súbito a realidade. Como fazer que a filha seja uma pessoa que saiba usar os recursos do computador de forma correta, se a mãe não sabe e ainda incentiva a filha a não usar bem o computador? Essa bronca é a mesma do jogar lixo no chão (ai meu deus) ou a não ajudar um velhinho ou cego a atravessar a rua. A boa educação pelo bom exemplo e a ma educação pelo mau exemplo, como o caso. A falta de orientação de como usar o computador tem o mesmo conceito de beber e depois dirigir na frente dos filhos, não a campanha que resolva.

Assim como não tem OLPC ou similar que de jeito se os pirralhos não tiverem a orientação correta de como utilizar a ferramenta e para que.

Ah, mas a internet pode agradar a todos os gostos ou o tempo que a mulher tinha disponível não dava para fazer nada ou ainda você acha que ela deve fazer o que você faria? Muitas possibilidades para muitos gostos... Se alguém quiser escrever um texto criticando minha posição e me mandar ou ainda esculhambar no comentario(que comentários???) eu ficaria feliz.

Leia mais
O que é isso, doido?É um radio?

Para clientes pré-pago o valor é de R$ 15,73 por MB utilizado

4 comentários:

HUGO LOPES disse...

Pois é amigo Antonio, infelizmente é a mais pura verdade, as pessoas não tem interesse de como podem usar a rede para buscar novos conhecimentos, trágico isso, cabe a todos os professores, principalmente os da rede publica, sim, pois Lula disse que em breve todas essas unidades terão computadores conectados a rede, enxergarem longe e alto para contribuir na formação desta geração e melhorar nossa nação, caso contrario, de que adianta sermos citados como utilizadores freqüentes da rede, se a usamos apenas para coisas fúteis.

Anônimo disse...

Sugestão para o título: De que adianta fornecer a rede se não se ensina a pescar? hehehe abraço, velho

Gil Caju(BR) disse...

Negão, deixa as pessoas usarem a internet como desejam. Orkut pode ser tão inútil quanto o MSN, IRC, salas de bate-papo, Vídeogames, RPG etc. Quer dizer, a ferramenta é muito boa independente do uso. O conceito de informação de qualidade define qualidade como adequada ao cliente :)

Antonio Aureliano disse...

Gil,

vc tem toda a razao quando diz para eu deixar as pessoas usarem a internet como deseja, por esse mesmo motivos que vc citou.
mas é que as possibilidades uteis sao muito pouco exploradas e isso me deixa maluco po.
gostei da sua frase final :)
muito obrigado pelo coment e pela audiencia