Novos comerciais
Imagine você assistindo TV. Com o intervalo dos programas, vêm os comerciais. Prograpandas bem genéricas, que quase nunca abordam algo de nosso interesse. Na minha casa, a única pessoa que manifesta alguma reação a comerciais televisivos é mamãe e quando mostram promoções
Mas vamos supor que a propaganda acerta você
Isso vale para qualquer produto. Quem vende qualquer coisa sabe que a compra por impulso representa 50% do total das vendas. Sendo eu um fã de Vanessinha, se estiver perto do local de vendas e escuto ou recebo uma propaganda que os ingressos para o show estão próximos, sem duvida eu vou me empolgar e correr para fazer a compra.
Então imagine a combinação de técnicas de analise dos padrões contidos em minhas compras em diversas situações aliados as minhas caracteristicas pessoais, comunidades virtuais que eu faço parte, e a minha localização, data por um GPS. Veja que legal. Estou lá no meu carro e à medida que vou me deslocando, as propagandas (filtradas de acordo com o meu gosto e analise, por exemplo, da minha caixa de e-mail e do meu histórico de conversas recentes no mensageiro instantâneo). À medida que minhas coornenadas mudam, as propagandas vão sendo atualizadas, estando próximas a mim ou não. O raio de ação provavelmente poderá ser alterado. Um conjunto de bairros, um quarteirão ou ate mesmo um área de compras, como um shopping. Divertido, né? Para celulares, podermos levar em conta mensagens de texto, já que o poder de processamento e visualização da tela é menor. Isso serve para tudo. Identificar pessoas com o mesmo gosto, ávidas por um tipo especifico de noticia ou ainda que estejam interessadas em comprar os mesmos produtos e assim ter um poder de negociação mais forte. Todos esses filtrados por suas localização e perfis. Nessa modalidade, nos estamos levando em conta apenas texto e uma outra foto.
Mas ai entra o Google e mostra por que pagou tanto dinheiro no Youtube, no Doubleclick e no Orkut, além da resposta da Microsoft no quesito das informações contidas em redes sociais. O Google integrou serviço Maps ao Youtube permitindo que os proprietários de empresas dos Estados Unidos possam adicionar vídeos do Youtube junto a sua localização no Google Maps. Uma padaria, por exemplo, incluiu o vídeo de uma entrevista com o proprietário, oferecendo imagens de bolos vendidos no local.
Agora voltando para os comerciais de TV. Vamos pensar que já temos Wimax ou redes 3G em pleno funcionamento. Enquanto assistimos à programação da Globo via WEB, os comerciais mudam de acordo com o interesse de cada grupo de pessoas e sua localização geográfica. Legal, né?
Mobilidade
Redes Convergentes
Celular ajudando nossa vida
Revista Info Exame – Abril de 2008 - GPS
5 comentários:
caram tu viajou pesadamente, mas tão pesadamente que eu fiquei com medo disso virar verdade. vou tentar encaixar isso nas minhas provas de faculdade. hehehehe
oxe po! viajei nao! isso é totalmente real. So basta agente arrumar um jeito de ganhar dinheiro com isso
valeu o coment
abraço
ganhar dinheiro com isso? tô nessa. Mas não pude deixar de imaginar a cena: eu, com minha esposa e meus filhos no carro, recebo, via celular e com base nos meus acessos de internet, uma propaganda elaborada para o meu perfil: "Não perca esta semana strip coletivo das mulheres mais bonitas do Recife. Apenas R$ 100 com direito a drinks gratuitos". Sujou!
hehehe
boa boa
Olá Antônio,tens um curriculum vitae invejável...Gostaria de estar integrado a todas essas redes sociais e aos conhecimentos que tanto dominas...Será que a partir das minhas compras já estão sabendo das minhas limitações físicas, a ponto de enquanto me dirijo (de táxi, por exemplo)ao shopping, já vejo no notebook,uma cadeira de rodas?...
Postar um comentário