Crowdsourcing
Quem me indicou o livro foi o Lucas, um cidadão brasileiro que agora esta pelas Índias. O livro é realmente muito bom e ilustra bem vários exemplos recentes de movimentação popular da em busca de um objetivo único, através da internet, fazendo uma analise de casos recentes, mas já clássicos.
Uma dessas analises explora o site Digg, que reúne noticias, links, arquivos de áudio e vídeo enviados pelos seus próprios usuário. Utiliza o poder das massas.
Um de seus usuários disponibilizou um post referenciando um código que permite contornar a proteção anti-cópia dos novos HD-DVD. Na época (2007), a luta com Blue-ray para o novo padrão de reprodução de vídeos caseiros ainda não estava definida (o Blue-ray ganhou) e toda movimentação que garantisse a arrecadação era valida.
A pedido dos proprietários do copyright, o post (que já havia atingindo 15.000 diggs), foi retirado pela equipe da pagina. A ação não caiu bem entre os membros da comunidade, que protestou postando e remetendo novamente milhares de vezes para o mesmo código. O estouro de uma boiada, não adianta segurar. Continuando mesmo depois que o site suspendesse varias contas.
E é justamente o que o livro trata, o direcionamento dos negócios através do comportamento interativo das massas. Diversão garantida.
Leia Mais
Crowdsourcing(livro)
Crowdsourcing(conceito)
O monstro de muitas cabeças
Nenhum comentário:
Postar um comentário