segunda-feira, novembro 23, 2009

Primeiro o Mobile Commerce, depois as Redes Sociais e agora...
Existem áreas de estudo na tecnologia da informação e similares, que viram moda, terminando por contaminar muitos outros setores. Nos últimos quatro ou cinco anos tivemos dois(talvez tres ou quatro) fenômenos que comprovam a teoria.
O primeiro deles que reinou de 2004 ate meados de 2006. Foi o Mobile Commerce, que consiste em varias possibilidades de negócio executados de forma móvel.  A idéia de usar o celular para navegar na web, usar o chat e se localizar com mapas(e ser localizado), encantou clientes e empresas.
Depois disso a TV digital foi moda por coisa de um ano.
Por volta de 2005(mas com força mesmo em 2006), com o surgimento do Orkut, MySpace, Facebook e similares pelo mundo o termo da moda mudou para Redes Sociais.  Estão fazendo 5 anos de discussões constantes a respeito e onde finalmente as empresas estão tendo retorno depois de experiências mais sucedidas.
Interessante é que o Mobile Commerce foi aplicado no marketing de Redes Sociais, assim como o surgimento de outros conceitos que ganharam força como as Redes Colaborativas, essas responsáveis por uma mudança forte no modelo um - todos. Os mapas também foram destaque.
Pois anote ai, a próxima sigla que você vai escutar muito, mas muito mesmo, até coisa de 2012 ou 2013 é o NeuroMarketing. Varias reportagens especializadas já publicaram a respeito lá fora e houve alguma citação aqui dentro(Exame, Veja). Existe um crescente investimento em pesquisa e desenvolvimento por corporações no tema. 


Sendo o o campo de estudo novo(98 ou 99), a aplicação em empresas de pesquisa ainda esta em fase de propostas aos anunciantes. Além disso, ainda é preciso decidir como e em que aplicação usa-lo. Vai depender deles a aceitação inicial da idéia.
Durante a semana, o Mundo Novo Admirável vai postar uma serie de três textos explicando porque a moda muito em breve será o NeuroMarketing, a tendência para a pesquisa e os investimentos locais e nacionais nessa área que promete revelar as reações internas de um perfil até a tomada de decisão.


não, o mundo nao vai acabar em 2012.

2 comentários:

Antonio Aureliano disse...

Esqueci de citar as Redes Convergentes(2003-2004), dentro do âmbito do Mobile Commerce.

Marquinhos QB disse...

Take it easy, man...