domingo, maio 27, 2007

O fim de um emprego que ninguém vai sentir pena
Você já tentou conversar com um cara que vai cortar a luz da sua casa? Viu como ele é arrogante? Teve vontade de dar um murro na cara dele?
Você ficou revoltado com aquela senhora que morreu, no Ceará, porque a luz dela foi cortada? Esse tipo de profissão esta prestes a acabar. Essa galera esta prontinha para ficar desempregada e muita gente não vai sentir pena.
Depois de implantar um bem sucedido projeto piloto em dois bairros de Recife(Brasília Teimosa e a Imbiribeira), a Celpe vai instalar 700 medidores remotos em Fernando de Noronha
Funcionando na base do PLC, eles não precisarão mais de um leitorista para informar quanto o cliente consumiu e o corte/ religamento é feito remotamente(Ta! Corte é sempre um saco...)
Esse grid inteligente, no futuro vai permitir que conexões de Internet sejam feitas pela concessionária de energia e as habilitam para competir no mercado residencial ou façam parcerias com as empresas que usam DSL, assim como o Wimax vai fazer que as teles entrem na disputa pelo acesso em casa.
O custo das operações também vai diminuir, reduzindo também o numero de equipes de prontidão para emergências. Hoje, a empresa só sabe que transformador queimou se algum cliente reclamar. Com o novo sistema, é possível ter respostas rápidas e manutenção pró-ativa(Na teoria). Isso sem contar a diminuição nas paradas de fornecimento, além de reduzir as perdas na transmissão de energia.
Ou seja: Se o fornecimento é cortado, as pessoas vão ler um livro ao invés de assistir TV. Dessa forma, elas podem perceber que ler um livro é melhor que assistir a novela, com menos tv´s ligadas o faturamento da concessionária vai cair e queda no faturamento não é uma boa coisa.

Quanto a conexão para Internet, é a possibilidade de uma grande revolução. A base instalada atinge (pessoas que tem luz elétrica)quase 100% do territorio nacional e não demanda maiores custos do que um novo medidor.

2 comentários:

Anônimo disse...

Puxa!

Não me faltava mais nada... até a leitura da luz vai ser por acesso remoto! :-P

A história da mulher que morreu por causa disso é um tanto quanto revoltante. Será que ninguém se tocou que ela precisava dos aparelhos?

Abraço!

Anônimo disse...

Pois é. Uma coisa me preocupa: em quem nós vamos bater quando cortarem nossa energia? rsrsrs