Usuário X O cara do suporte: Perspectiva do acesso remoto
O VNC é uma ferramenta de acesso remoto (acessar um computador a distancia) excelente. Gratuita, com vários recursos e fácil de usar, mas já criou problema para muita gente.
Eu, por exemplo, já tive problema com ele. Fazia um teste na rede aqui do prédio e o programa estava instalado na casa de um amigo, no momento em que a irmã usava.
Sabe-se lá qual o segredo que ela falava, mas quando soube se revoltou. Haja saliva para explicar a situação. Voltamos a nos falar um ano depois e mesmo assim com reservas. Quer dizer, ela não falava comigo... E eu nem vi segredo nenhum...
Para provar para você, caro leitor, a minha boa intenção eu nem instalei o programa de forma oculta e ele muda de cor quando o computador cliente esta sendo acessado. O teste consistia em acessar dois computadores diferentes, ao mesmo tempo, de forma remota com um PDA. Deu certo, mas não pôde ser realizado no computador dos meus caros amigos.
Já em no escritório local de uma gigantesca e tradicional transportadora marítima alemã, fundada em 1871, um pobre cidadão tecnico de suporte , foi rebaixado e e acho que demitido por ter instalado o VNC para facilitar a sua vida de suporte e não ter que descer um andar sempre que alguém chama.
Pobres usuários. As pessoas realmente temem o que não conhecem. Acham que ficamos espionando os seus particulares, que por serem particulares não deviam estar sendo tratados na empresa.
Coitados, existem maneiras tão mais perversas de espionar e demitir vocês por justa causa, além de reunir e apresentar provas no momento que a ação trabalhista for julgada.
As organizações fazem uso largo de tais ferramentas. Keyloggers, histórico de navegação, cookies, controle de trafego inteiro/externo e muito, mas muito mais mesmo.
Na maior parte das vezes, não é nem o pessoal da TI que faz o serviço, por que eles estão sendo auditorados, como o resto dos funcionários. O serviço é terceirizado. Se houver algum problema, eles vão se ferrar igual ao pessoal do departamento de pessoal, dos brutos da contabilidade, das gatas das vendas, etc.etc.etc.
E se ferrar dobrado, porque não detectaram o problema, mesmo sem ter essa atribuição ou apoio do corpo gerencial. Por tanto, meus amigos, a TI esta no mesmo barco que o resto da empresa e não são inimigos dos usuários.
Analista de suporte em momento de descanso
Leia mais
Pobres canhotos
Mas e ai? Vai melhorar em que?
Computador - Desciclopedia
Técnico em Manutenção de Computadores - Desciclopedia
2 comentários:
Se forem fazer um histórico de navegação no meu computer, tô ferrado mesmo. hehehe Voltou a postar com gosto de gás, hein, velho? That`s it. abraço.
Ih rapaz
Mas nao é exclusividade sua nao
Pois é, a inspiração é pauleira, vem e some rapidinho
Como sempre, valeu a audiencia
Postar um comentário