A importância dos testes de software
A lógica, como quase sempre é simples: Vale mais um relatório de bugs do pessoal de qualidade do que o usuário reclamando com o seu chefe. O problema é o processo de trabalho para realizá-los.
O desenvolvimento de um programa de computador envolve várias atividades dividas em três fases: desenvolvimento, homologação e testes, e outro de produção.
Em todas essas fases irão existir falhas humanas, levando a imperfeição ao produto final. O teste é justamente um esforço para minimizar os defeitos encontrados no software pelo usuário. O teste é uma atividade muito importante em um processo de desenvolvimento de software.
Entretanto, como a maioria das coisas bem planejadas, um bom processo de testes custa caro e carrega consigo o grande dilema dos produtos de software: “Vai melhorar em que?” ou “Qual o Retorno de Investimento do Processo de Testes?”
Para tentar maximizar esses valores podemos montar a seguinte conta: custo da qualidade = custo da conformidade + custo da não-conformidade,
Onde:
Custo da conformidade: Quanto se gasta para que o sistema ficar de acordo com o documento de requisitos (ex: auditorias e inspeções)
Custo da não-conformidade: defeitos encontrados no produto após a sua entrega ao cliente (ex: correção de defeitos, re-teste, insatisfação dos clientes, danos à reputação da empresa, oportunidades de negócio perdidas, etc.).
Os testes são um investimento e não perda de tempo. Pensando dessa forma é preciso verificar os riscos que existem, analisando-os, mitigados ou contigenciados, de modo que, os benefícios sejam os maiores possíveis.
Um dos critérios utilizados para selecionar os testes a serem realizados é focar primeiramente nos testes de funcionais ou que têm maior impacto no negócio do cliente, simulando sempre o seu ambiente de trabalho e se possível com dados reais.
Para aumentar a produtividade do trabalho é preciso investir na capacitação da equipe e investir em ferramentas como Bugzilla, que garante a automação de testes.
Empresas pequenas também devem ter em mente que os testes são fundamentais, sobretudo porque dependem da propaganda boca a boca. Um produto que chegue ao cliente com problema irá danificar a sua imagem e com seu lastro pequeno, não será difícil naufragar pelo fato. Um cliente insatisfeito fala mau do produto para outros dez clientes.
Nesse ponto, as metodologias de desenvolvimento rápido, uma verdadeira febre, são uma boa saída, já que os os donos normalmente fazem o programa e a rotatividade é baixa, dispensando a nescessidade de muita documentação.
Testes de software bem planejados e executados são um forte diferencial competitivo. Voltando a lógica: Um ótimo produto até pode passar em branco como mediano, mas uma tela vermelha no momento de confirmar uma operação que tomou alguns minutos sem duvida não passa.
Leia Mais
Desenvolvedores odeiam testar
Você trabalha no Jurassic Park?
2 comentários:
agradecimento a minha amiga Karenina pelo link do Jurasic Park
Grande Tóin. De passagem pra ler mais um post muito bom. abraço, velho
Postar um comentário