sexta-feira, outubro 22, 2010

Não seja DJ no Ônibus
Desde a combinação celular com mp3 player + sons polifônicos, a vida de quem anda de ônibus ficou muito pior.


A região metropolitana do Recife tem 4,136,506 habitantes, segundo a Wikipedia, desses a população da capital é de 1,5 milhão. A área é de 218 km². Isso significa o aperto de 7 180,24 pessoas por um quadrado de 1 km em cada lado. Um aperto desgraçado.

Somado a isso, você tem 1600 carros novos por mês em uma cidade com ruas projetadas entre os anos 70 e 90, entre outras intervenções. Transito do cão.

Av Conde da Boa Vista em dia comum.
Muitos onibus e pouco espaço 
Se muita gente tem carro, a grande maioria só sonha com isso. E nos horários de pico, todos os muitos, MUITOS MESMO, ônibus da cidade estão lotados. E horários de pico o caos toma conta.

Nesse horário os assentos estão ocupados e as pessoas empilhadas umas nas outras, sejam em pé ou sentadas. Freios, calor, criança chorando, tarados, o cuidado para não ser confundido com um tarado quando passar e etc.
 
Mas ai, já que é uma festa, chega o que ta faltando. Um ou mais filho d... Digo, indivíduo, no auge do bom senso e amor ao próximo, pega seu xing ling de ultima geração televisaocamerahiteceatenablutúfprevisaodotempoegravaemepetrêis e coloca um pagodinho, musica gospel, metal, rock, Vivaldi ou que seja. A musica que nas paradas de sucesso e indo no Gugu e Faustão. 


Pensamento coletivo, né?. A idéia é alegrar o povo no busão! Só falta o coro - euvôligapráelaevoudizê...
E o melhor é que no mesmo ônibus você tem vários ambientes, como uma boate ultra sofisticada. Lá na frente à galera toca Aline Barros. Pelo meio você tem um swing ou um brega. Lá atrás, varia entre o funk de torcida organizada ou o dvd da "Revelação" sendo tocado.


Cada um escuta o quer. Variedade. Nicho é isso ai. Armazenamento e distribuição baratos e fáceis. Cauda Longa lá do Anderson entre outras coisas.


Eu fico imaginando se o caos não faz parte do processo de quebra das mainstreams ao atigingir as massas, muita tecnologia e pouca preparação. Esses mesmos caras e garotas que fazem isso, também jogam lixo pela janela e não oferecem o lugar para as grávidas, maiores de 60 ou com crianças se sentarem.

Vamos imprimir e distribuir nos ônibus
“O fato é que submeter as pessoas ao que você quer ouvir num momento tão desagradável, é uma atitude egoísta”


Imagine você, um ônibus cheio, com todas as pessoas no fim do dia de cão, corrido e de muito trabalho, tendo que  escutar o que o cidadão quer e que você não gosta.


Pensando nisso, foi lançado o movimento “Não seja DJ no Ônibus”, via Facebook. Acho que alguém deveria imprimir e colocar nos ônibus, já que essa galera não tem Facebook e sim Orkut



Copie a imagem ai do lado, compartilhe essa campanha no seu perfil e ajude a acabar com esse mau que assola o país. A cidadania agradece

Um comentário:

Diogo Ferreira de Melo Calado disse...

É realmente existem muita pessoa que não possuem a minima educação e que por este motivo utilizam seu Xing Ling para divertir o ambiente dos coletivos, os baixos invesimentos em educação justificam as atitudes desses pessoas. Perdoa senhor eles não sabem o que escutam.