segunda-feira, outubro 27, 2008

Poder das comunidades II

Uma excelente iniciativa governamental para o uso do poder das massas, vem da Itália. O objetivo é conter a inflação dando o poder de fiscalização a população fornecendo meios para a comparação de preços em outros locais da sua cidade ou até mesmo do país.

Lançado pelo Ministério da Política para a Agricultura, Alimentação e Florestas, junto com diversas associações de defesa dos consumidores, o SMS Consumatori, uma ferramenta que disponibiliza em tempo real os preços médios estimados para bens de consumo. Ela é alimentada pela informação coletada por organismos nacionais e comunitários, mas principalmente pelos dados enviados, via mensagem de celular, pelos consumidores.

A lista inclui cem produtos, como azeitonas, tomates, presunto e queijo parmesão. O cálculo dos preços é feito diariamente junto a cerca de 2200 pontos de vendas, incluindo bancas de feira, armazéns e supermercados.

Desenhado para o beneficio do consumidor, o serviço é útil aos comerciantes. A informação enviada pelo sistema inclui o preço junto aos produtores(mostrando mais barato) e a evolução semanal e mensal desses valores.

O sistema é desenhado para alimentos (que tiveram uma alta de 17% em relação a 2007, na Itália)mas pode ser expandido para combustíveis, serviços e bens para a indústria. Já existiram idéias parecidas, mas o diferencial desse sistema é o inedito apoio do governo italiano, que tem toda a informação. A analise desse banco de dados pode revelar as tendências dos preços, a médio e longo prazo. Com dados realmente atualizados, vindos do olho do furação e enviados por quem tem maior interesse.

Leia mais
O poder das comunidades

Um comentário:

arash gitzcam disse...

Um perigo é que pode acabar facilitando o surgimento de trusts com preços combinados.