quarta-feira, agosto 26, 2009

Para 01? 10? Ou 214 pessoas?

Na maioria dos lugares, hoje em dia, os maus processos só andam quando você faz um escândalo, chama à imprensa, troca favores ou então suborna alguém. Infelizmente, essa é a realidade nua e crua, na maioria dos casos.

Problemas com repartições públicas, como INSS ou DETRAN só andam se você subornar alguém ou for à imprensa. Já muitos donos de comércios só receberam o fiado quando fizeram um barraco. Já houve o tempo em que o rapaz ia com uma banda fazer a cobrança de alguma pendência. Fosse a uma repartição publica ou (e era na maior parte das vezes) algum devedor.

Esse tempo passou, as organizações cresceram, veio o SAC e o cara chamado Ombudsman. As pessoas ligavam, reclamavam e eram atendidas. Acontece que hoje, onde as linhas telefônicas não custam mais R$ 7000, que você precisa se preparar para ligar para o Call Center. Estar ZEN, pronto para esperar, a ser mau tratado, anotar um protocolo e esperar novamente vários dias para ter o problema resolvido, se ele for resolvido. E detalhe, só você vai saber do que se passou. Quando ele não é resolvido e você fica insatisfeito, vai sair metendo o pau, falando mal da empresa para, no máximo, 10 outros clientes.

Tudo bem, para um mercado de bairro isso pode fazer diferença. Mas que tal falar mal da empresa para 214 outros clientes?

Bem vindo ao mundo onde as redes sociais são o mais poderoso canal de CRM que as empresas podem utilizar. Ou morrerem se não derem a devida atenção. De reclamações a elogios.

Funcionam 24x7, todo mundo vê e muita gente se indetifíca com o que você escreve. O seu texto vai ficar gravado para as temidas interações pré-consumo, pois quem compra hoje, sempre consulta algum fórum. Em resumo, as redes sociais são canais de comunicação que funcionam.

No caso de repartições publicas, todos os passo a passo burocráticos são publicados e o cidadão já vai preparado para evitar ser ludribiado ou ainda publicar abusos cometidos.

Além disso, todos os gestores da organização têm acesso às informações publicadas. Quem é esperto sempre verifica como esta sua marca na rede ou ainda relatórios de monitoramento da reputação e problemas mais graves bem apontados.

Você pode falar para 20 milhões de pessoas no Orkut, 3 milhões no Twitter e no Facebook 1,5 milhões (só no Brasil). Ou você pode se arriscar a ligar para um Call Center, onde as pessoas estão no ensino médio, são mal treinados, não sabem do que falam e ganham R$ 420 por mês.

Thau Ombudsman! Bem vindo Mediador de mídias sociais! Vocês têm uma savana a sua frente.

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4 comentários:

Heber Costa disse...

Infelizmente, as empresas ainda não se deram conta desse prejuízo moral. Talvez só percebam quando for tarde demais. O boca-a-boca mudou de forma, mas eu efeito ainda é devastador.

Antonio Aureliano disse...

Ainda mais devastador meu caro. Vc falar para 10 pessoas é uma coisa grave. Você falar para 214 pessoas é uma coisa sem precedentes

dlalai disse...

interessante

Malthus disse...

É verdade. E o pior é que o tal do forum funciona mesmo. Se eu tivesse consultado foruns antes de comprar aquele lap Positivo, certamente teria comprado outra marca.